PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está situada no bairro da Gávea, zona sul da cidade. Primeira universidade da América Latina a instalar um computador de grande porte, ainda na década de 60. Hoje, é uma das que mais desenvolve pesquisa no Brasil.

O modelo da PUC-Rio procura integrar a graduação com pós-graduação, pesquisa e extensão, incentivando no aluno o gosto pela pesquisa desde o início de sua formação. Em seus departamentos são oferecidos vários cursos de mestrado e doutorado, todos com conceito A ou B da CAPES.

A PUC-Rio mantém permanente contato com instituições públicas e privadas que desenvolvem pesquisa de ponta no país, desvinculando essa atividade de seu sentido estritamente acadêmico. As parcerias permitem que a Universidade oriente suas pesquisas de encontro aos objetivos do setor produtivo. Desta forma consegue recursos para a capacitação de seu corpo docente e discente e viabiliza a transferência de tecnologia gerada no ambiente universitário.

Sua estrutura flexível e orgânica, com ênfase na interdisciplinaridade, foi mais tarde seguida pelas demais universidades brasileiras. Primeira Universidade particular do Brasil e a pioneira na adoção do sistema de créditos, a PUC-Rio traz a marca da vanguarda do ensino e da pesquisa no país.